top of page
Captura de ecrã 2021-07-05, às 10.18.28.png

CARITAS PAROQUIAL DE Nª SRª DA CONCEIÇÃO
DE VILA VIÇOSA


HISTÓRIA

Há mais de 25 anos um conjunto de pessoas de bem de Vila Viçosa, motivados pela Srª Dª Cremilde Vermelho, entendeu pôr de pé este projeto de ajuda social sempre ligado à Igreja e que aos poucos foi ganhando grande dimensão. Sem casa, nem espaço onde desenvolver as suas ações, a instituição nasceu com a ideia de apoiar a população mais necessitada e, pouco a pouco foi-se desenvolvendo e crescendo. 

Captura de ecrã 2021-07-06, às 12.39.45.png
Marble Surface

Desde 1995, através de um Projecto de Luta Contra a Pobreza (1995-1997), foi possível à Cáritas adquirir um edifício que passou a funcionar como sede da mesma. Aí foi fosse criado um Centro Comunitário que promovesse um desenvolvimento integrado da comunidade local de forma participada e solidária. A dinâmica que emergiu da criação deste Centro Comunitário teve como consequência que todas as actividades da Cáritas de Vila Viçosa sofressem uma grande transformação, aumentando não só o número de utentes abrangidos pelas suas actividades, como também uma diversificação das áreas de intervenção da Instituição.

 

A primeira valência da instituição foi o SAD, que ainda hoje é a maior da instituição, com 102 utentes, apesar de apenas 87 estarem protocolizados. Na mesma altura, a instituição avançou também com o ATL, uma valência que a instituição conseguiu conservar muitos anos, mas que em 2007 foi encerrada. A instituição retomou, mais tarde, esta resposta, mas apenas nos períodos de férias escolares e ganhou a denominação de «Cáritas Brinca», movimentando cerca de 50 crianças.


Para além destas respostas sociais, a Cáritas Paroquial de Vila Viçosa tem uma creche com 21 crianças , Centros de Convívio, uma ERPI com 16 camas e um serviço de Atendimento e Acompanhamento Social através do qual apoia mais de uma centena de famílias. Hoje é já um dos grandes empregadores do concelho, com uma equipa de 47 colaboradores.


Paralelamente, a Cáritas faz, atualmente, a distribuição de alimentos por todas as escolas do concelho, com um protocolo inicialmente gratuito, mas pelo qual agora há uma comparticipação mensal por parte da autarquia.


Abrange e garante em conjunto com as diversas instituições do concelho, um apoio social a população de cerca de sete mil habitantes, inserida numa das zonas atualmente economicamente mais deprimidas de Portugal. 


Para estar mais próxima das pessoas, a Cáritas Paroquial descentraliza os Centros de Convívio, que funcionam nos quatro lugares do concelho: Pardais, Bencatel, S. Romão. Com cerca de 20 utentes em cada um, a instituição mantém esta opção apesar de apenas dois dos Centros de Convívio estarem protocolizados com a Segurança Social. Por falta de local de funcionamento não nos é possível abrir neste momento o centro de convívio de Vila Viçosa.

Neste momento, a Cáritas é, em Vila Viçosa, uma Instituição com uma dinâmica de desenvolvimento bastante grande, estando a desempenhar um papel cada vez mais importante no combate à exclusão social junto das populações mais marginalizadas do concelho.

Captura de ecrã 2021-07-10, às 17.20.37.png
Mensagem da Caritas Portuguesa pelos 25 anos - 2014
bottom of page